5 01 2017

em dez anos, saiu de casa. durante dez anos: foi saindo. quase como se aquele dia se repetisse maquinalmente e atrás de um pano.

tenho uma t-shirt folgazona, ainda, desde esse dia. chegara-me pelo correio, numa embalagem pequena. talvez a primeira coisa que pedira pela internet vinda além mar.

um evento quotidiano, que agora se vai repetindo e que logo dividiu atenções com decisões fatais. lembro-me perfeitamente da felicidade daquela compra mínima e estúpida de um objecto que eu achava que mais ninguém no grupo teria, e de ter sorrido com o estômago apertado para logo de seguida me obrigarem a saber, muito rapidamente (em quinze minutos, não mais), que a vida ia mudar.

mentira: eu não percebi, logo ali, que a vida ia mudar ou como é que ia mudar. ninguém adivinha as noites, os choros abafados, os gritos enraivecidos, os olhos tresloucados ou, ainda, as palavras mais absurdas ou historietas mais expostas e vulgares que alguém consegue contar pela vizinhança fora quando está encharcado em dor.

tudo isso leva dez anos dentro repetidos pelo tempo fora. como penas de prisão acumuladas nos Estados Unidos.

sabe-se que está sol, que se esteve sentado a umas mesas a divulgar a Faculdade que se frequentava na altura, que se faz o caminho para casa ainda aflita com o tempo necessário para estudar para o exame de três dias depois e sabe-se, muito depois, como é sentir algodão nos olhos e nos ouvidos enquanto se cumprem as tarefas sem ter muita atenção às consequências, ao sucesso ou insucesso do evento.

as palavras mais vulgares e mais certeiras saíram-me da boca nesse dia e disse-as com uma quase euforia da aventura desgraçada: “eu estou aqui, sempre, contigo”.

mas são dez anos de um palimpsesto e de desconhecidos. é inevitável, é irremediável e é o tal paraíso perdido, aqui ao lado.

 

 

Acções

Information

Deixe uma Resposta

