22 09 2016

Já vejo o autocarro a chegar e passa por mim a mulher do senhor do café, que todos os dias àquela hora leva a filha e o filho ao colégio onde andei (sei-o pelas batas, que me cheiravam sempre a leite com chocolate, enjoativamente).

A menina vai a pé, de mochila com rodinhas (tive uma, na famigerada Irene Lisboa, piores anos escolares de que me lembro: obviamente, entre outras agruras, estragaram-me a mala, rebentando com as rodas).

O menino, loirinho, vai ao colo da mãe, de cabeça encaixada no ombro e no pescoço dela, docemente embalado.

Ouço uma voz atrás de mim meio rouca, de homem velhote a dizer em tom de brincadeira:

 

-Que vergonha, um homem tão crescido  a ir assim ao colo da mãe!

Mal começara eu  a resmungar interiormente com este mecanismo de negar o colo a homens e a crescidos, quando a irmã disse numa voz aguda mas determinada:

-Os amigos dele também vão todos assim!

Aquela defesa acirrada enterneceu-me, mas fez-me pensar que há sempre o raio dos pares a toldar-nos a visão. E nunca me esqueço da frase ríspida que ouvia se tirava uma nota menos boa e, assim, pelas razões erradas:

-“os outros não me interessam. Não interessam para a tua nota.”

O número conforta-nos. O número de pessoas a quem perguntamos se aquela resposta está correcta, conforta-nos. Mas ,quando queremos a  glória para sermos os únicos numa vitória estúpida qualquer, já só nos conforta se conseguirmos pisar esse número todo.

Todavia, confortou-me mais aquela defesa pronta, seja por que argumento for.

 

 

Acções

Information

Deixe uma Resposta

