diferenças

2 04 2011

Comparemos uma ida à biblioteca da Faculdade de Economia, em Coimbra, e à de Direito, na mesma cidade:

-em Direito, temos que ter, além da cota, do autor e do título do livro, o número de registo (número que não existe nas outras instituições que visitei). Temos, além disso, de preencher um formulário para cada livro, na sala do catálogo. Entregá-lo a funcionários e eles é que vão buscar e decidem quando é que o livro está pronto. Tenho que pagar, também, dez euros por um cartão para cópias, que inclui dois euros á serem utilizados.

-em Economia, encontramos as cotas facilmente, a funcionária, para que não tenhamos que comprar cartão, sugere requisitarmos no seu nome e irmos tirar cópias do outro lado da rua, mas, ainda assim , o cartão custa dois euros e pouco.

Gosto de vislumbrar a lógica das coisas. Consigo descortinar algumas razões para a existência destas regras, nomeadamente um maior controlo sobre o livro e sobre o seu manuseamento. Porém, em causa, não se encontravam livros antigos. Há, igualmente, sistemas de alarmes que previnem o extravio dos livros.

Não caio na hipocrisia de dizer que não gosto de extrapolar conclusões fatalistas de elementos corriqueiros. Eu sou assim, faço-o amiúde e talvez o deva aperfeiçoar inclusive. Parece-me, portanto, que aqui está impregnada uma mentalidade muito própria e distinta das áreas do saber e das instituições. Estes comandos, e estas disposições especiais inclusive, servem um propósito e não´há nada de aleatório nesse facto.

Anúncios

Acções

Information

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: