Chomsky em Duas Horas de Lucidez

13 10 2010

“…De qualquer modo a Microsoft e a Boing nasceram directamente do poder político. Até à Segunda Guerra Mundial, o grupo Boeing não recebia qualquer apoio. com a guerra, tornou-se o principal construtor de aviões de combate e de bombardeiros. À custa de fraudes, de corrupções e compadrios, acumulou um enorme capital. A maior parte das novas tecnologias foram desenvolvidas pelo exército, antes de serem transferidas para a indústria privada.

Quanto à Microsoft, o seu poder assenta nos computadores e, de alguns anos para cá, na Internet. Os computadores desenvolveram-se graças a contratos militares e a sistemas de defesa americanos. A investigação informática foi financiada pelo sector público. O facto de a IBM não vender apenas máquinas de escrever deve-se ao facto de essa empresa ter trabalhado em programas de investigação financiados pelo governo. Nos anos 50, o financiamento dessa investigação era 100% público. É o que acontece hoje nas áreas mais avançadas da tecnologia futurista. Os semicondutores,s micro processadores, em suma, a maior parte das tecnologias de ponta, são resultado da investigação pública.

O mesmo se pode dizer da Internet. Durante trinta anos a maior parte das ideias, das inovações , do dinheiro e dos contratos vieram do sector público. A Web foi criada pela investigação pública. Depois, em 95, a Internet passou para o sector privado mediante processos que ainda hoje são secretos. Este bem colectivo – criado com fundos públicos, por iniciativa do sector público e propriedade do público – foi cedido a empresas privadas. Como a Microsoft.”

Noam Chomsky em Duas Horas de Lucidez

Anúncios

Acções

Information

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: