.”desobedência civil”, Thoreau II

15 02 2009

“O dinheiro silencia muitas perguntas que o homem de outro modo seria obrigado a fazer; a única pergunta, difícil mas supérflua que o dinheiro formula é: como gastá-lo? […] Deste modo, carece de base moral”

“MAs, se renego a autoridade do Estado quando ele me apresenta a intimação para pagar  o imposto, sei que ele não me deixará de me tirar e danificar a minha propriedade, de me atormentar a mim e à mina família”

“Seja como for, incorrer no castigo, por desobedecer ao Estado, custa menos do que obedecer-lhe. Obedecer é como confessar que nada valho”

“Assim , o Estado nunca agride p sentido moral ou intelectual dum homem, mas somente o corpo e os sentidos. Não possui uma inteligência superior, nem honradez, dispõe apenas de mais força física”

“Seeu estivesse convencido de que tenhoo direito de estar satisfeito cm os homens, tais como eles são , e de com eles lidar de acordo com esse facto e não de acordo com as minhas exigências ou com a ideia que faço do que eles e eu devemos ser, seria, obrigado a contentar-me com as coisas, tal como elas são, dizendo que Deus assim o quer.

E,  além do mais, entre resistir a esta e a outra força natural inteiramente bruta, há uma importante diferença: a esta, posso efectivamente opor resistência. Pelo contrário , não me é possível mudar a natureza das pedras, das árvores e dos animais”

“A verdade do legistal não é a Verdade , é a consistência, ou mesmo uma conveniência consistente”

“Não haverá Estado realmente livre e esclarecido, enquanto o Estado não reconhecer o indíviduo como poder superior e independente e enquanto não o tratar como tal”

Acções

Information

One response

15 02 2009
S. Valentim

esses filósofos com a mania que são finos, era quem os matasse *

Deixe uma Resposta

